top of page


O FUTURO...
O FUTURO…
FUTURO…
SENTIR O TEMPO DANÇAR, PESAR COMO AR
NA SUPERFÍCIE DA PELE

SOBRE
Museu dos Meninos é uma obra-museu composta por uma série de ações nos campos do audiovisual, das artes cênicas e visuais, com a premissa de mapear, preservar e criar memórias, como exercício contínuo e coletivo de futuridades impossíveis para o povo preto e favelado.

O MdM foi criado em 2019 pelo ator e performer Mauricio Lima - cria do Complexo do Alemão - e traz em seu acervo uma série de 30 vídeos-depoimento de jovens com idades entre 15 e 29 anos, moradores das favelas que compõem o Complexo do Alemão e seus arredores, no Rio de Janeiro. Diferentes gerações refletem o passado, o presente, re-criando a favela da nossa infância e projetando a favela do nosso futuro.


Museu dos Meninos nasce pela necessidade de estar vivo. É uma experiência de tempo. É sobre rasurar, criar uma fenda, abrir um beco pra que essas palavras, corpos e imagens e sons, sejam uma cicatriz no tempo. É pra ferir a história que nos mata e que agora não nos esquecerá.
NÓS ESTAMOS AQUI.
E NINGUÉM MAIS FALA POR NÓS.
MAURICIO LIMA
Ator, bailarino e performer formado pela Escola de Teatro Martins Pena e graduando do curso de Teoria da Dança, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua junto ao grupo Teatro de Extremos e o Coletivo Líquida Ação, em paralelo à sua pesquisa artística autônoma
Em seu trabalho autoral tensiona as questões ético-estéticas relacionadas à negritude contemporânea latino-americana, suas identidades e ancestralidades.

AMIGOS DO MUSEU


bottom of page




